O PBL

É crescente no Brasil a busca por metodologias de ensino que sejam capazes de revolucionar a sala de aula, levando nossos alunos a um novo processo de aprendizagem, que seja mais prático, interativo, lúdico e eficiente.

A metodologia de ensino PBL – Problem Based Learning visa atender estas expectativas, fornecendo uma nova dinâmica para o processo de ensino-aprendizado.

O PBL é uma metodologia baseada em problemas. A mesma visa, principalmente, tirar o aluno de uma postura passiva fazendo com que tenha uma maior participação no processo e aprendizagem uma vez que a solução não será fornecida pelo professor. Cabe ao professor criar o ambiente adequado para que o aluno consiga chegar às soluções dos problemas apresentados.

Atualmente o PBL é utilizado principalmente nos cursos de medicina, visando atender as orientações das Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina.

Contudo, a aplicação do PBL no dia-a-dia da sala aula impõe novos desafios de gestão e de controles aos professores e coordenadores. Uma vez que é necessário gerenciar cada um dos problemas, com suas reuniões de abertura e fechamento, com suas múltiplas notas (auto avaliação, avaliação interpares, avaliação do professor) e diversos relatórios de acompanhamento.

A plataforma SEI está adequada ao modelo mais atual do PBL, por esse motivo oferece todo o aparato pedagógico, desde a criação e implantação de cursos novos até a adequação dos cursos que já estão funcionando e que precisam migrar para o método.

Ainda dispomos de parcerias estratégicas com profissionais com larga experiência na aplicação e gestão do PBL, que podem ajudar sua instituição com:

  1. Treinamento e capacitação básica e avançada em sessões tutoriais
  2. Elaboração de problemas e manuais de tutoria
  3. Criação ou adequação da matriz curricular e Prescrição Pedagógica
  4. Orientação para a criação de ambientes de simulação realística
  5. Estruturação dos eixos temáticos do PBL e Sistema de Avaliação
  6. Cronograma temático do morfofuncional alinhado com os eixos temáticos

PBL com o SEI – Facilidade e Controle

A plataforma educacional SEI é o único sistema que possui ferramentas e recursos específicos para aplicação e gestão da metodologia PBL. Com nosso PBL você poderá:

– Criar conteúdo organizado em torno dos problemas. De forma que cada problema seja claramente definido e descrito para alunos e professores. Sendo possível enriquecer cada problema com vídeos, fotos, artigos, slides e outros REA´s que forem convenientes.

– Definir orientações sobre conteúdo que são visualizados somente pelo professor. De forma que o professor possa visualizar os objetivos educacionais a serem atingidos em cada problema.

– Utilizar a ferramenta de ATA DE REUNIÃO para estabelecer quando o sistema irá ativar a ata de reunião de cada problema, de forma que todas as interações dos alunos e professores sejam devidamente registradas e disponibilizadas para consulta futura.

– Organizar a turma em grupos menores (sub turmas) para que o PBL possa ser aplicado com maior eficiência e criando o ambiente ideal para que cada aluno possa participar ativamente e alcançar um melhor aprendizado.

– Utilizar a ferramenta de avaliação PBL para definir as regras e notas que serão controladas para cada problema. Sendo possível que cada aluno defina uma nota para sua participação no problema (auto avaliação) e uma nota para cada um de seus colegas. Adicionalmente, cada professor poderá avaliar a participação de cada aluno em cada problema.

– Utilizar os mapas de gestão do PBL para acompanhar todas as notas que já foram lançadas e as que estão pendentes de registro. Permitindo ao professor realizar a apuração final das notas da disciplina a qualquer momento.

(Exemplo de mapa de lançamento de notas PBL)

– Avaliar os resultados finais de cada aluno e/ou turma, para cada problema. Com o painel de monitoramento PBL é possível verificar o nível de desempenho de cada turma / aluno por problema. Adicionalmente é possível comparar o resultado de uma turma específica, com as demais turmas da disciplina ou ainda obter uma visão geral de todos os problemas.

O gráfico abaixo ilustra os principais elementos que o SEI disponibiliza para a utilização do PBL de forma ágil, controlada e com um conteúdo que pode ser muito enriquecedor para alunos e professores.

Contate um de nossos representantes e solicite uma apresentação